Jack da Lanterna

Há muitos séculos, perambulava entre as ruas da Irlanda um bêbado conhecido como "Jack, o Smith". Jack era conhecido em toda a parte como uma pessoa horrível, ele gostava de enganar e manipular os outros, além de maltratar sua esposa e filhos. Em uma noite de 31 de Outubro, o Diabo ouviu sobre suas maldades e curioso foi até a Irlanda para descobrir se o mesmo merecia ou não ir para o inferno.

Como de costume Jack estava bêbado e vagando pelos campos à noite, quando ele se deparou com o Diabo em seu caminho. Desesperado e com medo do Anjo das Trevas recolher sua alma malévola. Jack fez um último pedido: que o demônio o deixasse beber antes de partir para o inferno. Não encontrando nenhum motivo para não consentir o pedido, o Diabo levou Jack ao bar local e lhe forneceu muitas bebidas alcoólicas. Após saciar sua sede de álcool, Jack, que estava sem dinheiro pede ao Diabo que se transforme em uma moeda de prata, para que assim pudesse pagar a conta do bar. O demônio concorda, rapidamente Jack guarda-o em sua carteira, que tem um fecho em forma de cruz, impedindo assim que o mesmo fuja. Desesperado o Diabo implora para sair e acaba aceitando a exigência de Jack de libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Jack desesperado para salvar sua alma, no ano que lhe resta, muda seu modo de agir e começa a tratar bem sua esposa e seus filhos, vai à igreja, se tornar um membro ativo de sua comunidade e faz até caridade. 

Um ano depois, na noite de 31 de Outubro, quando Jack voltava para casa, o Diabo aparece reclamando sua alma e quando se preparava para levá-lo ao submundo, Jack pergunta se o demônio poderia pegar uma maçã para ele, para alimentar sua barriga faminta antes da longa viagem ao inferno. O Diabo atende a esse pedido, e então começa a subiu nos galhos de uma macieira nas proximidades. Quando Jack, muito esperto, pega seu canivete do bolso e entalha um crucifixo no tronco da árvore. O Diabo, frustrado com o fato de ser aprisionado novamente, ordena a sua libertação, prometendo mais 10 anos há Jack. Que recusa e exige que sua alma nunca fosse tomada pelo demônio. O Diabo concorda e é libertado.

Eventualmente, a vida adulterada e instável teve seus efeitos sobre Jack, pois ele morreu exatamente um ano depois numa noite de de 31 de Outubro. Porém, logo após a sua morte, ele teve sua entrada para o céu negada, pois sua vida toda foi uma bebedeira sem fim. Sem alternativa Jack, triste, vai para o inferno, onde o Diabo, sentindo-se desconfiado e humilhado, nega sua entrada e cumprindo sua obrigação com Jack, não aceita a sua alma. O Diabo, vendo que Jack estava solitário e perdido, lhe entregou um nabo oco com carvão e brasa do submundo para lhe servir de lanterna, para que assim possa iluminar seu caminho pelo limbo pela eternidade. 

Toda noite de 31 de Outubro, quem olhar com atenção pode ver uma luz fraca vagando, é Jack, com sua lanterna, procurando uma forma de sair do limbo em que está preso.

"lhe entregou um nabo oco com carvão e brasa do submundo para lhe servir de lanterna"

Comentários