O Segredo além do Jardim (Cartoon Network)

O Segredo além do Jardim (Over the Garden Wall no original) é uma minissérie do Cartoon Network de 10 episódios de 11 minutos cada e um episódio piloto (O Tomo do Desconhecido: Melodia da Colheita). Foi criada por Patrick McHale e teve sua exibição em 2014 na emissora. 


O Velho Moinho de Grãos

Problemas no Festival da Colheita

O Tomo do Desconhecido: Melodia da Colheita

Folias na Escola

Canções do Lampião Sombrio

Amor Louco

Cantiga no Brejo dos Sapos

O Badalar da Sineta

Bebês na Mata

Entrando no Desconhecido

O Desconhecido

O Segredo além do Jardim

"Perdido nos anais nebulosos da história, existe um lugar chamado "O Desconhecido". Onde contos a tempos esquecidos são revelados a aqueles que viajam pela floresta."
Narrador

 O Velho Moinho de Grãos

Os meios-irmãos Wirt (um garoto magro e alto, o mais velho dos irmãos, possuí uma personalidade séria, usa um chapéu pontudo vermelho e uma capa de enfermeira azul-marinho) e Gregory (um garoto gordo e baixo, possuí uma personalidade energética, usa um bule na cabeça e carrega com sigo uma bolsa com uma pedra, um sapo e doces em suas calças) caminham pela floresta no véu escuro da noite, quando Wirt fica desesperado ao saber que estão perdidos, não sabendo como foram parar ali, eles acabam encontrando o Senhor da Mata, cortando árvores e empunhando seu lampião, mas ao terem medo de contatar o mesmo, o veem indo embora. Nesse momento eles são abordados por um pássaro azul que é capaz de falar, possuí a voz de uma garota, mas com a confusão gerado por Wirt o lenhador acaba encontrando os mesmos, o que acaba espantando a ave, ele explica para as crianças que essa floresta é habitada por uma "Fera" e que eles estão no "Desconhecido". O Senhor da Mata os leva para sua casa, um moinho abandonado que encontrará e adaptará para sua vida, dizendo que ficaram seguros ali, enquanto ele trabalha, moendo as Árvores de Edelwood's, até virarem óleo, para manter o lampião aceso. Ao perceber que os irmãos queriam sair, ele os adverte para tomarem cuidado com a "Fera", pois ela espreita como a noite assombrando a mata, sempre cantando sua melodia deprimente como os quatro ventos, em busca de almas perdidas, ela é o fim da esperança. Wirt e Greg decidem esperar o lenhador fazer suas obrigações para depois os guiarem pela mata, enquanto o mais velho reflete sobre a situação em que se encontram, o mais novo sai da casa em busca do seu sapo que fugiu, mas ao acha-lo acaba sendo perseguido por uma enorme fera canina, com grande e brilhantes olhos. Ao entrar na casa o monstro o segue, quando o Senhor da Mata vai ao encontro da mesma acaba sendo nocauteado por Greg. As crianças conseguem atrair a criatura para o moinho, onde descobrem que o mesmo os seguiu pelas trilhas de balas que o irmão mais novo tinha feito, então usando o último doce eles o prendem no moinho, fazendo expelir uma pequena tartaruga de coloração negra, revelando que a verdadeira forma do monstro é de um cachorro comum. Ao acordar o lenhador fica furioso e espantado ao ver seu moinho destruído e que perderá todo seu óleo, dizendo para as crianças que a fera não era o cachorro, culpando o Wirt por todo o estrago, pois por ele ser o mais velho, ele é responsável por suas ações assim como a do seu irmão. O Senhor da Mata manda eles irem para o norte em busca de uma cidade, falando que eles devem ter atenção ao "Desconhecido", cuidado com a "Fera" e para saírem da mata, se conseguirem, pois este é o seu fardo.

Problemas no Festival da Colheita

Caminhando pela floresta de manhã, Gregory ouve um pedido de ajuda, ele encontra a pássaro azul de antes presa em vinhas da árvore, ela diz que se libertada deverá um favor há ele. O pássaro, diz que por parecerem estarem perdidos os levaria para a Adelaide do Pasto, a boa dama da floresta, que os ajudariam a voltar para casa. Wirt recusa e eles vão para a cidade de Pottsfield, que estava a uma milha de distância. O pássaro diz que seu nome é Beatrice, Greg se apresenta para ela, assim como seu irmão e o sapo, a ave mostra desdém perante o Wirt. Ao chegarem na cidade, eles percebem que a mesma é cercada por plantações de abóboras, além de estar completamente deserta. Eles ouvem música vindo do celeiro, lá está havendo uma festa, onde todos estão vestidos de legumes e usando cabeças de abóboras. Os irmãos são convidados a participarem do festival, Beatrice comenta que este lugar é esquisito, sendo apoiado pelo Wirt. Quando o irmão mais velho caminha, ele é indagado que está muito adiantado para se juntar a eles na festa, ao dizer que está somente de passagem é respondido com "Ninguém somente passa por Pottsfield". Ao dizer que somente que sair da cidade, a música para e todos começam a cercar os irmãos, quando a Enoch, a grande abóbora do centro do celeiro, diz para todos terem calma e para Wirt contar sua história, mas este não consegue convencer os festeiros. Enoch condena os irmãos por algumas horas de trabalho braçal, pelos crimes de invasão, destruição de propriedade e perturbação da paz. Eles fazem as tarefas sem reclamar, mas ficam assustados ao encontrarem esqueletos em buracos que tiveram de cavar, com a chegada dos moradores de Pottsfield, Wirt os distraem enquanto Beatrice e Greg fogem, contudo é revelado que as ossadas encontradas estão vivas e que todos os moradores da cidade são na verdade esqueletos. Enoch liberta Wirt de suas obrigações e diz que o mesmo se juntará a eles algum dia. Os irmãos junto com a ave azul partem em rumo a Adelaide, pois de alguma maneira todos querem voltar para casa.

O Tomo do Desconhecido: Melodia da Colheita

Wirt, Beatrice e Greg estão vagando pela floresta, quando o último se separa deles é entra em um jardim, alertando seus preocupados companheiros que ao chegarem avistam um carro feito de vegetais e seu dono John Agricultor, um ser humanoide feito de legumes, que com seu violão toca músicas tristes. Eles fazem um acordo com John, o levarão para a cidade grande, para que assim abandone sua vida solitária e em troca os irmãos ficariam com o seu veículo. No caminho eles são atacados por corvos gigantes, que fazem com que o carro saia da estrada e acabe batendo em um espantalho, danificando-o, contudo chegaram na cidade, onde todos os habitantes são seres humanoides feitos de legumes e o ambiente é luxuoso e alegre. Greg e John Agricultor entram na cidade, Beatrice e Wirt acabam concertando seu veículo e partem para onde estão os demais, mas ao sair com o carro, um espantalho acaba caindo e se danificando, o que permite a entrada dos corvos e de outros animais na cidade, para desespero de sua população. Enquanto Wirt buscava seu irmão, John Agricultor estava cantando com a Senhora Repolho uma canção de amor, como não conseguiram chamar atenção do mesmo, os irmãos partem com o carro, mas esse é destruído pelos animais, que o consomem. Ao saírem do carro Greg, que acabará achando um ganso, grita espantando todos os outros animais que estavam atacando a cidade. John Agricultor e a Senhora Repolho se casaram e voltaram para o campo. Enquanto os irmãos, montados no ganso, e Beatrice continuaram a viagem, entrando cada vez mais nas profundezas do "Desconhecido".

Folias na Escola

Wirt, Beatrice e Greg estão caminhando belo bosque, quando esse se separa do grupo, os amigos a procura do Gregory acabam entrando em uma escola, onde os alunos são animais vestindo roupas e a Senhora Langtree, a professora, é humana, Wirt e Beatrice ficam para assistir a aula e vêem Greg pela janela acenando. A professora conta que seu marido Jimmy Brown desapareceu, seu pai, Senhor Langtree, quer fechar a escola e que há um gorila selvagem a solta. Greg faz amizade com os alunos que faltaram, quando o primata raivoso aparece e assusta todos, ao fugir do mesmo acabam entrando na escola, que está na hora do almoço. Gregory começa a cantar para animar a refeição, já que todos estavam desanimados. Quando o Senhor Langtree, que financia a escola, entra e cobra resultados do seu trabalho, fazer os animais contarem e escreverem, confiscando assim todos os instrumentos musicais, fazendo-os irem para cama tristes. Os irmãos saem a noite e perambulando pelo bosque, descobrem que os instrumentos musicais foram confiscados para pagar a escola, pois o pai da professora investiu todas suas economias na mesma. Os irmãos roubam os instrumentos do Senhor Langtree, quando esse dorme, e fazem um concerto de arrecadação para a escola, quando o gorila aparece, apavorando todos, mas Wirt o derruba revelando Jimmy Brown, que tinha ficando preso na fantasia quando arranjou um emprego no circo para comprar o anel de noivado da Senhora Langtree. Todos curtem a festa.

Canções do Lampião Sombrio

Uma carroça em alta velocidade rasga a noite chuvosa, gritando que a "Fera" está a caminho, na sua carga de feno estão os irmãos e o pássaro, que não veem o ser que o carroceiro anuncia. Mas numa curva fechado eles acabam caindo perto de uma taberna, decidindo entrar lá para pedir informações, o ambiente é calmo, contudo Beatrice é expulsa, pois pássaros azuis dão azar. A Taberneira apresenta os "rótulos" de todos do estabelecimento e quer saber quem são os garotos, mas Wirt não sabe quem é, todos da taverna começam a ajudá-lo a descobrir. No curral com o cavalo, Beatrice ouve uma canção da floresta, junto com o som de árvores sendo cortadas e ao ver que os irmãos não iriam arranjar informação vai na direção do lenhador. Na Taberna o Açougueiro chega a conclusão que o Wirt é o Peregrino, um viajante em uma jornada sagrada, sendo apreciado por todos, Greg começa a contar os feitos do irmão, até mencionar a "Fera", onde todos ficam assustados, a Taberneira conta que ele espreita a noite, procurando os que longe de casa estão, para pega-los, não devendo acreditar em suas mentiras, pois quando você tiver fraco, ele irá derrete-lo como óleo e queima-lo em seu lampião. Wirt diz que o Senhor da Mata tem um lampião, não a "Fera", mas a Taberneira diz que quem leva o lampião sombrio só pode ser a criatura, que por confiar no lenhador agora estão mais perdidos que antes. Wirt pergunta como chegar na Adelaide do Pasto, a boa dama da floresta, mas ouve o grito de Beatrice, então ele sai da taberna correndo, monta no cavalo do estabulo, pega seu irmão e parte em direção ao som, ao chegar, ele encontra uma Árvore de Edelwood, quando é advertido pelo Senhor da Mata, para sair dali, mas Wirt vê Beatrice desmaiada no chão, acusando-o de estar transformando-a em uma árvore e de ser a "Fera". Depois das acusações ele distrai o lenhador, enquanto Greg pega a ave, mas o Senhor da Mata adverte que a "Fera" está atrás deles, Wirt então chuta o lampião dele, que põem fogo na Árvore de Edelwood, para desespero do lenhador, dando a oportunidade para os irmãos fugirem. Ao recobrar a consciência, Beatrice diz que está bem, só viu uma sombra estranha e bateu numa árvore, Wirt diz que pegou as informações com Fred, o cavalo que estão montando. Enquanto isso o Senhor da Mata conversa com uma sombra misteriosa na floresta, que se oferece em cuidar do lampião dele, já que seu óleo está acabando, irritado o lenhado o chama de "Fera" é o expulsa, dizendo que brigou com ele pela lanterna e brigaria de novo. A "Fera" fala que não há necessidade de violência, mas que precisa deixar o lampião acesso ou a chama da sua filha irá se apagar para sempre, por isso que saber onde foram as crianças, mas o Senhor da Mata diz para deixarem fora disso. No assombroso véu noturno é possível ouvir a risada e a canção tenebrosa da "Fera".

Amor Louco

Os irmãos, junto de Beatrice e Fred estão num jantar, na mansão do magnata do chá Quincy Endicott, que somente se importa com dinheiro, para expandir sua mansão, fingindo serem sobrinhos do mesmo para conseguirem dois centavos para a balsa que leva para o bosque da Adelaide. No salão de visitas Endicott, mostra sua riqueza e conta que quando explorava sua enorme mansão, em um lugar da casa que não se lembra construir, viu um quadro de uma mulher bonita, ficando obcecado por ela e seu fascinante fantasma. Greg, Fred e Endicott partem há procura do quadro, para assim acharem o espectro, enquanto Wirt e Beatrice procuram o dinheiro, mas acabam ficando presos num armário, a ave acaba revelando que era humana, jogou uma pedra em um pássaro azul, que amaldiçoou ela e sua família, por isso ela está indo para a Adelaide, pois faria qualquer coisa para que seus familiares voltem a ser humanos, Wirt revela que ele gosta muito de uma garota. Quincy conta para Greg ter medo de não haver fantasma, dele estar ficando louco, mas seu falso sobrinho o anima. Wirt e Beatrice acabam achando uma passagem secreta no móvel, ela os leva para um lado desconhecido da mansão, com arquitetura diferente. Greg, Fred e Endicott chegam no quarto do suposto fantasma, revelando o seu quadro, onde discutem sobre a existência do mesmo, quando ouvem um som fantasmagórico vindo do corredor, revelando a fantasma, Quincy encara-o e ambos desmaiam. Ao acordar o Endicott e o espectro discutem quem é o fantasma e a quem pertence a mansão. O fantasma se revela como Marqueritte Grey, uma magnata do chá, ambos mostram provas que a propriedade é sua, Wirt revela que os magnatas possuem mansões tão grandes, que acabaram se juntando. Quincy Endicott e Marqueritte Grey demonstram afeto um pelo outro e se beijam, como agradecimento eles dão aos irmãos duas moedas para a balsa, Fred decide ficar e trabalhar como cavalo de chá. Ao ir embora Greg joga as moedas na profunda fonte da mansão e diz que não tem bom senso e nem dinheiro.

Cantiga no Brejo dos Sapos

Na balsa, onde todos os passageiros são sapos, bem vestidos, os irmãos, que entraram clandestinamente, estão comemorando a chegada há Adelaide, mas Beatrice está visivelmente triste e relutante em continuar com a viagem. Os policiais da balsa acham e iniciam a perseguição aos irmãos, por esses serem clandestinos, que conseguem escapar se disfarçando de membros da banda, mas os mesmos acabam sendo descobertos, contudo como estavam fazendo um bom trabalho como músicos, ninguém se incomoda com sua clandestinidade. Quando a balsa para, os sapos saem e vão para a lama hibernar, Wirt e Beatrice, conversam sobre a distância para a casa da Adelaide, decidindo passar a noite com os sapos. Wirt conta para a ave o seu relacionamento com Sara, a garota que ele gosta, seu rival Jason Funderberker e como Greg o sempre envergonha. Beatrice tenta convence-lo a não voltar e ficar no "Desconhecido" para sempre, enquanto todos estavam dormindo o pássaro azul vai embora, mas os irmãos a veem e a seguem. Beatrice  chega a casa de Adelaide, uma mulher velha e doente, a ave conta que achou dois irmãos, mas não poderá dá-los para ela, eles precisam ir para a casa. A dama da floresta recusa, falando que quer uma criança serva, dizendo que esse era o acordo uma criança pela tesoura que transformaria a ave e sua família de volta em humanos, aparando as asas dos mesmos. Beatrice se oferece para ser a serva, pensando em enganar a bruxa, mas nesse momento os irmãos chegam, para lamento da ave, Adelaide manda fechar a porta pois o o ar da noite é venenoso. A dama da floresta os recepciona e os prende com barbantes, planejando fazer uma lavagem cerebral neles, obedecendo assim seu mestre a "Fera" da escuridão eterna, Wirt se decepciona com Beatrice, por ter confiado na mesma. Aproveitando a distração da bruxa o pássaro azul abre uma janela, para desespero da Adelaide que deixa a tesoura cair perto do Wirt, que a usa para se liberta-se, assim como seu irmão e fugirem. Abandonando assim Beatrice, que vê a dama da floresta virar pó, com o ar fresco. Na escuridão da noite a ave azul, lamenta o que aconteceu com os irmãos, tentando seu explicar na esperança deles ouvirem. Longe da li Greg e Wirt, que carrega com sigo a tesoura, caminham pelo "Desconhecido", lamentando a confiança que depositaram na ave.

O Badalar da Sineta

Na casa de Adelaide, Beatrice procura pela tesoura dourada em vão. Na chuva, os irmãos procuram um abrigo, mas seu caminho é desviado com a queda de uma árvore que fora cortada pelo Senhor da Mata. Que mergulhado em desespero, diz que a "Fera" sente eles e está desesperado em transformá-los em sua mata sombria, para evitar esse cruel destino eles não podem desistir e devem manter o coração e o espírito firmes. Com medo eles fogem do lenhador, que é chamado pela "Fera" para conversar. Os irmãos acabam achando uma casa velha e vão para lá, esperar a chuva passar, na residência eles encontram milhares de tartarugas pretas em cestos. Quando eles são descobertos por Lorna, uma menina doce, Wirt conta que estão se escondendo da chuva, ela acredita e manda se esconderem pois a Tia Feitiço, uma mulher grande e velha, está voltando, eles se escondem no cesto. Quando está chega ela sente o cheiro de alguém, mas Lorna diz que só tem as duas na casa, então a velha senhora completa que ninguém será devorado está noite. Com o badalar da sineta a Tia Feitiço ordena para a menina que ela revele onde estão as crianças escondidas de quem ela sente o cheiro, Lorna o faz. Mas a bruxa acha que foi o cheiro das tartarugas maduras que ela sentira e as come. Ela manda a menina limpar os ossos de quem já foi comido, coisa que a garota já fez, então com o badalar da sineta, ordenada que limpe o chão, dizendo que faz isso pelo seu bem, pois enquanto tiver ocupado o espírito maligno não a levará para a maldade, em seguida vai dormir. Lorna avisa aos irmãos que podem sair da cesta, que a Tia Feitiço já foi, em seguida conta que está doente e que a tia não permite visitas na casa, pois acha que farão ela ficar má. Wirt se oferece em ajudar nas tarefas, para após termina-las eles fugirem juntos, ela aceita, dizendo que talvez dessa vez seja diferente. Mas Tia Feitiço acaba os descobrindo os garotos na casa e diz para os irmãos irem que não vão durar muito tempo nessa casa, para ficar longe da Lorna, se não serão engolidos. As crianças correm e se escondem no porão, sobre avisos de fugirem, oferecidos pela velha senhora, pois a menina irá devora-los. Ao olharem para trás os irmão veem que a garota se transformará em um ser monstruoso, os meninos fogem pela janela, com o mostro atrás deles, pedindo desculpas, mas precisa comer. Greg usa a sineta, que seu sapo tinha engolido quando invadiu o quarto da Tia Feitiço, para parar Lorna e Wirt deseja que o espirito faça a garota parar de fazer maldades, expulsando-o para sempre. Tia Feitiço os encontram, ficando feliz em ver a menina sem o mal que a possuía, mas logo em seguida fica triste porque a garota pode ir embora e abandonar a velha bruxa, contudo Lorna diz que nunca a abandonaria. Ambas agradecem os irmãos, desejando velos mais uma vez em algum dia e Tia Feitiço os avisa para tomarem cuidado com sua irmã Adelaide. Caminhando pela sombria floresta a noite, os irmãos refletem sobre a aventura que tiveram, mas continuam sua jornada, com Wirt perdendo as esperanças e Greg motivado, mas nas sombras da floresta a "Fera" os observa, falando para o Senhor da Mata, que os meninos logo perderão a esperança. O lenhador diz que não pode dar almas de crianças para manter a lanterna acesa, sobre as provocações da vil sombra da floresta, mas este diz que só existe esse jeito, pois só há a renúncia.

Bebês na Mata

Num lago em meio ao nevoeiro, os irmãos navegam usando uma toalete, perdidos, procurando um jeito de voltar pra casa, ouvindo o cantarolar deprimente da "Fera". Ao chegarem em terra, vagam pelos campos de uma floresta morta. Wirt, sem esperança, e Greg, ainda motivado, deitam para entrar na terra dos sonhos. Em um momento de angustia o irmão mais velho culpa o mais novo pela chegada de ambos no "Desconhecido", este por sua vez sente-se mais motivado em resolver essa situação, desejando para a estrela mais brilhante um jeito de voltarem para seu lar. Em seu sonho Greg vai para a Cidade das Nuvens, onde todos gostam dele, mas por descuido acaba soltando o Vento Norte, um ser forte e raivoso. Enquanto isso, uma tempestade tenebrosa se forma no "Desconhecido" e Beatrice procura pelos meninos. Ainda sonhando Gregory derrota a terrível tormenta, prendendo-o em uma garrafa, após isso é recebido pela Rainha da Nuvens, que como agradecimento decide enviar somente o Greg para casa, pois seu irmão está perdido, a mata de Edelwood cresce nele, pertencendo a "Fera" agora. Recusando-se a partir sem seu irmão, Gregory deseja a Rainha das Nuvens a liberdade de Wirt em troca da sua. Ao acordar Greg despedir-se de seu irmão partindo junto com a "Fera", para a floresta escura, prometendo para a criança um caminho para casa. Ao acordar e não ver o irmão, Wirt fica desesperado e ouvindo a canção deduz que a "Fera" o capturou, então afoito arranca as raízes de Edelwood que o cercam e parte atrás de Greg, mas acaba quebrando um gelo e afundado na água do lago. Mas com auxílio de Beatrice é salvo por um pescador de tartarugas negras.

Entrando no Desconhecido

Inconsciente, Wirt lembra de como eles foram parar no "Desconhecido". Era noite de Halloween, ele estava em seu quarto, pesando em como se declarar para Sara, optando por gravar músicas românticas com o seu clarinete. Decidido a entregar sua fita cassete nesta noite, ele se fantasia com uma capa de enfermeira azul-marinho e um gorro vermelho, dizendo que está entrando no desconhecido. No campo de Basebol, ele encontra Greg, que acabara de pegar doces e uma pedra, que pergunta se eles vão caçar sapos agora.  Gregory pega a fita da mão do Wirt e parte para entrega-la a Sara, sendo parados por adolescentes, que pegam a fita e após brincarem com o irmão mais velho, avisam ele para ser rápido pois na festa Jason Funderberker vai se declarar para Sara, Wirt parte deprimido, sendo seguido por seu irmão. Ao lembrar que esqueceu de pegar a fita, ambos partem desesperado em busca da mesma, mas as adolescentes dizem que colocaram na no casado de Sara. Os irmãos a seguem até uma festa, lá ela convida para ir no cemitério chamado Jardim Eterno, mas com a chegada de Jason, Wirt, que fica intimidado, recusa, perdendo a oportunidade de se declarar e a fita. Os irmãos, que seguiram Sara e seus amigos, adentram o cemitério, lá eles os veem contando histórias de terror. Com ciúmes do Funderberker, que tentava paquerar Sara, que o ignorava, Wirt e seu irmão se revelam. Nesse momento a polícia aparece, e como brincadeira, diz que todos estão presos, mas as crianças se assustam e fogem. Desesperado os irmãos sobem o muro do cemitério, onde vê que a Sara e o Jason acharam sua fita, pulando para a floresta do lado. Onde ele culpa o Greg e seu pai por tudo que ocorreu de errado na vida dele até o momento, Gregory acha e pega um sapo, falando-o que ele dará sorte. Quando eles veem as luzes de um trem vindo em sua direção e pulam o barranco, afundando-se no rio que há logo abaixo. Nesse momento Wirt acorda cercado de pássaros azuis, que são a família de Beatrice, e do sapo. No meio da nevasca ele pega o anfíbio e parte em busca do seu irmão, pois nunca foi bom com ele.

O Desconhecido

No meio da nevasca Beatrice localiza e observa Greg, que está acompanhado da "Fera", mas a forte ventania joga a ave azul para longe, que grita o nome de Gregory, mas a criatura manda ignorar. Ele fala para a criança que ela trouxe os dois primeiros objetos, um "favo de ouro" (favo de mel) e um "carretel de fios de prata" (teia de aranha em um graveto), a criatura então pede o sol, devendo retira-lo do céu e colocá-lo em uma xícara, que a "Fera" fornecera, para motivar a criança ela diz que "Tudo é possível se você acredita", então Greg motivado vai em um toco de árvore e põem o recipiente em baixo de uma fraca luz solar, na esperança de enche-la, sentando-se no frio e esperando. Na tempestade Wirt encontra e carrega Beatrice, está informa que Greg está com alguém e onde eles estão. Enquanto isso em sua casa, o "Senhor da Mata" ouve a canção da "Fera" que vinha da floresta. Ao achar a criatura, este lhe mostra Greg cercado pela mata de Edelwood, dizendo que fez isso para ele, para a sua lanterna, o lenhador se recusa, então a "Fera" diz que o Senhor da Mata colhe almas perdidas há anos, esse diz que não sabia como eram feitas essas árvores. Sendo provocado pela criatura, o lenhador tenta libertar a criança, enquanto afasta a criatura do lampião, mas ao ser irritado por suas palavras iniciam um combate. Seguindo a luz do lampião Wirt e Beatrice, acham-no e pegam-no do chão, iluminando o ambiente e achando o Greg preso nas raízes de Edelwood, os irmãos começam a se desculpar um com o outro, o irmão mais novo revela que roubou a pedra que levava, do jardim da Senhora Daniel. Mas Gregory perde a consciência, sendo difícil arranca-lo das raízes, nesse momento eles vem o Senhor da Mata cair no chão perante a "Fera", que exige sua lanterna, mas Wirt recusa devolver, a "Fera" propõe um acordo: "colocar a alma de Greg no lampião, enquanto a chama estiver acesa, ele viverá ali dento. Aceita a missão de ser o portador do lampião? Ou deixa seu irmão perecer?". Ao refletir Wirt recusa dizendo que seria burrice aceitar, pois é a alma da "Fera" que está no lampião, por isso ele a protege de toda a forma possível. Desesperado para não ter a chama da lanterna apagada a criatura não ataca os meninos, então Wirt devolve o lampião para o Senhor da Mata, pois esse problema é dele, então ele pega o machado e liberta seu irmão para irem para casa. O lenhador triste, por ter acreditado nas mentiras da "Fera", não acredita mais em suas falsas promessas, iluminando a criatura para mostrar seu corpo feito das Árvores de Edelwood's que mantinham sua lanterna acesa e apaga a chama do lampião sombrio. Wirt poem seu irmão em suas costas e ao se despedir de Beatrice lhe entrega a tesoura, que pode transformar ela e sua família em humanos de novo, ambos dão um abraço e se despedem. Wirt acorda no fundo do lago, que caíra antes, então pega seu irmão e o sapo, emergindo logo em seguida, sendo resgatados pela Sara e seus amigos e são levados para o hospital. Ao acordar Wirt vê todos no hospital, inclusive Greg e o sapo, agora chamado de Jason Funderberker, que estavam completamente recuperados, Sara mostra a fita cassete que achou em seu casaco para o Wirt e fala que os dois poderiam ouvi-la mais tarde, com ele aceitando, o clima no hospital era alegre pelo retorno dos dois irmãos. O Senhor da Mata fica emocionado ao ver que sua filha retornou, Beatrice, que pensa nas aventuras que teve com seus novos amigos, e sua família estão alegres, pois eles voltaram a suas formas humanas e Greg devolveu a pedra para o jardim da Senhora Daniel.


"Assim a história se completa, com todos satisfeitos em fim. Seguindo adiante, continuando, além dos muros do jardim."

Narrador

Comentários