Hy Brazil

É uma ilha fantasma, de formato circular (com um canal de semicírculo cortando-a no meio), localizado à oeste da Irlanda, possuindo muitas riquezas naturais e sendo considerado o lugar cheio de belezas. A ilha desaparece por um período de sete anos (escondido na neblina ou no fundo do mar), revelando-se somente por um único dia ou somente quando as condições climáticas fossem propicias, sendo impossível de se chegar nela, pois desaparecia sempre quando uma embarcação se aproximava. A sua procura foi constante nas navegações do séculos XIV e XV.

Dentre muitos relatos, o mais famoso foi do Capitão irlandês John Nisbet. Que segundo ele ao navegar próximo à costa irlandesa, um denso nevoeiro se formou, com seu desaparecimento a tribulação percebeu que o barco estava muito próximo as rochas. Ao ancorar, quatro membros da tripulação foram explorar a ilha. Um dia após a partida, os exploradores retornaram ao navio com ouro, prata (que foram entregues por um senhor idoso) e um ancião. Com o retorno da embarcação a costa irlandesa, outro navio foi mandado para a ilha de Hy Brazil, que além de encontrar o local, também trouxe riquezas. 

Outros relatos dizem que os habitantes da ilha são grandes coelhos humanoides pretos e um misterioso mago, que viviam em um grande castelo construído pelo feiticeiro. Um relato diferente diz que a Hy Brazil é habitada por pessoas bonitas, mas que brilham, sendo um lugar com uma tecnologia avançada. Roderic O'Flaherty em 1.684, em seu livro "The Territory of West or H-Iar Connaught", diz que a ilha é encantada e escondida por Deus. Outra história diz que a ilha seria habitada por padres e monges que guardam os conhecimentos de civilizações avançadas. O último registro conhecido de avistamento da Hy Brazil foi em 1872, pelo explorador e folclorista irlandês Thomas Johnson Westropp e sua tripulação, que em meio a névoa viram o aparecimento e o desaparecimento da ilha sob as ondas.

Alguns acreditam que a ilha seria as costas de um animal gigante, baleia ou tartaruga (o casco explicaria seu formato circular), que ela desaparecia por sete anos, pois o animal estaria submerso, o animal fugiria sempre que uma embarcação se aproxima-se e mudaria de lugar pela movimentação do mesmo. Outros dizem que pode ser uma base/nave alienígena, por isso seu formato circular, desaparecimento, mudança de local,  habitantes (pessoas brilhantes e coelhos negros) e tecnologia avançada. Já outros acreditam que tudo não passava de uma ilusão de óptica criada por certas condições climáticas, nas terras do norte, que ocorrem quando camadas de ar quente e frio refletem os raios de luz, que rebatida nas superfícies da nuvem, que contem água e gelo criam essas ilusões, o que explicaria se desaparecimento quando as embarcações se aproximavam.

"A ilha desaparece por um período de sete anos,  revelando-se somente por um único dia. "

Comentários