Loja Virtual (Site Próprio)

Para a criação da Loja Virtual (E-Commerce) é importante que possua conhecimento Técnico de Informática e conheça alguns dos termos específicos deste mercado, dependendo do modelo da Loja Virtual, torna-se necessário uma customização da mesma. Um plano de Negócios Bem Estruturado e Realista é um excelente instrumento para apoiar nas decisões relacionadas com a Loja Virtual (Orçamento, Público Alvo, Margem de Lucro, Despesas Envolvidas e Principais Serviços Para o Funcionamento da Loja Serviço). Deve-se Tomar Cuidado para que o Serviço de Hospedagem da Loja Virtual tenha Alta Disponibilidade e Segurança, devendo o Layout apresentar Confiança e Credibilidade para os Consumidores. Mas principalmente deve-se escolher o Segmento de Mercado em que irá Atuar, devendo dar preferencias a Nichos de Mercado, de Modo a Reduzir concorrência, dedicando-se a um Segmento Inexplorado. Recomenda-se ao escolher o Segmento de Atuação da Loja, manter uma proporção de 60 (Principal) Produtos por 40 (Secundário) Produtos Cadastrados. Mas sempre analisando os Resultados obtidos com as vendas.

A Loja Virtual deve deixar identificado informações como: Produtos, Fornecedores, Formas de Pagamento, Prazos de Entrega, Todos os Dados Referentes a Identificação da Empresa (CNPJ, Endereço Físico e Eletrônico) e SAC (Atendimento ao Consumidor). Existem Diversas Formas de Meios de Pagamentos, cada uma com suas peculiaridades:
  • Boleto Bancário;
  • Transferência Eletrônica;
  • Cartões de Crédito;
  • Intermediadores de Pagamento (como PagSeguro, Paypal).

Estruturas De Uma Loja Virtual


As Lojas Virtuais devem saber o quanto podem produzir e o que esperam vender. Possuindo assim duas Estruturas:
  • Estrutura Física
Compreende todo o Espaço e Equipamentos Necessários para a Loja funcionar, devendo ser levado em consideração:
    • Gestão de Estoque, fazer um Bom Planejamento do Estoque (Quantidade de Item e Local de Armazenagem). Sempre tendo em estoque uma alta quantidade os produtos que mais Vendem, assim como uma diversidade de produtos. Evitando trabalhar com os produtos que não tenha em estoque.
    • Escritórios Administrativos para a manutenção e controle da Loja Virtual. Devendo haver uma organização do espaço do estabelecimento
    • Em Diversas Cidades os Empreendedores são Obrigados a possuírem um Imóvel em área não residencial para o exercício de qualquer empreendimento, incluindo loja virtual.
  • Estrutura Lógica
Serviços e Softwares necessários para a loja Virtual Funcionar
    • Internet Banda Larga
    • Registro de Domínio no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e contratação de hospedagem do site. Para maiores informações acesse o site http://registro.br.
    • Serviço de Hospedagem. Pode optar por contratar uma equipe para o desenvolvimento do site.
"As Lojas Virtuais devem saber o quanto podem produzir e o que esperam vender"

Funcionalidades Importantes para uma Loja Virtual

  1. Carrinho de compras;
  2. Cálculo automático de despesas de envio;
  3. Pagamento via boleto bancário e por cartão de crédito das principais bandeiras;
  4. Possibilidade para o cliente ou visitante indicar o site ou produto a um ou mais amigos;
  5. Serviço de ajuda ao usuário com fácil localização;
  6. Controle de status dos pedidos;
    • Devendo o mesmo ser Alterado conforme Avança no Processo de Entrega
  7. Controle Estatístico de acesso;
  8. Controle de estoque;
  9. Organização do Catálogo de Produtos;
  10. Manutenção do cadastro de usuários;
  11. Relatórios do histórico completo de vendas com possibilidade de filtragem.
  12. Plataforma de Back Office ou ERP, que realiza o controle das operações da sua empresa.
    • Recomenda-se o Bling como ERP
O Site também deve possuir um sistema de segurança do tipo SSL (Secure Socket Layer), que proporciona aos usuários da Internet uma maior segurança em suas transações financeiras. Embora essa ferramenta sejam importante ainda não se pode garantir que um site seja totalmente seguro contra o ataque de hackers.

Exigências Legais

Depois de validar o domínio da loja virtual, o próximo passo refere-se aos trâmites legais, devendo ficar atento às regras e exigências legais. Uma dessas Exigências é o Registro da Empresa  nos seguintes  órgãos:
  • Junta Comercial
  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ)
  • Secretaria Estadual de Fazenda
  • Prefeitura do Município
  • Entidade Sindical Patronal
  • Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”
Ainda existem o sistema de leis que protegem o consumidor, como “Lei do Arrependimento”, onde o consumidor tem direito ao arrependimento da compra, dentro do prazo de 7 dias da efetivação da aquisição do produto ou serviço, sem que este tenha nenhum custo.

Funcionalidades para o E-Commerce

  • Decisão Estratégica
  1. A loja manterá estoque para remessa aos clientes
  2. A loja manterá parceria com distribuidores que providenciarão a remessa aos clientes
  3. A loja virtual funcionará em anexo a uma loja física já existente
  • Funcionários
A definição do perfil e da quantidade de pessoas envolvidas em uma loja virtual dependerá da decisão do tipo de loja a ser implantada. Para todos os casos será necessário contar com pessoas qualificadas para a operação dos equipamentos e sistemas que mantém a loja virtual em operação.
    • Quantidade de Funcionários por Funções a Serem Executadas, levando em consideração as Qualidade e Defeitos de cada um, assim como seus Horários (Expediente e Almoço). De modo que fique dividido quem faz o que!
    • As funções devem ser Organizadas por Conta/ Marketplace
    • O Faturamento deve começar pelo menos uma Hora antes da Expedição, devendo ter um horário para terminar, para o mesmo ajudar na Expedição. Sendo feito um Canal de Vendas por Vez.
    • Deve haver compromisso com o Tempo e com o Processo de Otimização da Organização e das tarefas.
  • Embalagem
    • Embalar os Produtos pelo canto da Caixa e Colocar Duas Fitas em Forma de Cruz. 
    • Deixar os produtos mais difícil de Embalar, pré-embalados.
    • Levar em consideração o tipo de embalagem
  • Estoque
    • Deve ser definido pelo Equilíbrio entre Oferta e Demanda 
    • Deve ser o mínimo possível, podendo o número de itens variar conforme o produto
    • Ter Mais Fornecedores
"Ainda existem o sistema de leis que protegem o consumidor, como “Lei do Arrependimento”"

 

Canais de Distribuição

 O principal canal de distribuição para Loja Virtual se dá através da apresentação dos produtos pelo site da loja na Internet, contando com um processo ágil de entrega dos produtos. Essa parte de logística é um dos pontos mais importante a ser observado em relação à gestão de uma loja virtual.

Custos da Loja Virtual

Os custos para abrir uma loja virtual podem ser estimados considerando os itens abaixo:
  1. Salário e Comissão
  2. Tributos, Impostos, Contribuições e Taxas
  3. Aluguel
  4. Contas de Água, Luz, Telefone e Internet 
  5. Aquisição e Mensalidade do Site
  6. Manutenção do Site
  7. Materiais Improdutivos (Material de Escritório, Higienização)
  8. Recursos para Manutenção Corretiva
  9. Recursos para quitar possíveis Financiamentos
  10. Propaganda da Empresa
  11. Aquisição ou Reposição de Equipamentos
  12. Embalar Mercadorias
  13. Despachar Mercadorias
  14. Devolução de Mercadorias

Envio de Mercadorias da Loja Virtual Pelo Serviço de Envio dos Correios

Para o envio de qualquer mercadoria pelo serviço de entrega dos Correios é obrigatória a apresentação de Nota Fiscal (exigida em caso de mercadoria com fins comerciais) ou do formulário de Declaração de Conteúdo (mercadorias com fins não comerciais) nas postagens. Devendo a mesma ser fixada na parte externa da embalagem, a encomenda que não tiver acompanhada de nenhum dos documentos será recusada. A importação de uma mercadoria via correio é tributada, sua fiscalização ocorre por Amostragem. É proibida a importação de bens de consumo usados para comércio interno.

Os Correios tem Dimensões mínimas e máximas para cada Pacote que forem enviados, sendo cobrado uma taxa extra caso se passem dessas medidas. Recomenda-se verificar no site dos correios quais são os padrões métricos para as embalagens. Assim como ocorre com as Dimensões, cada Modalidade De Envio também possui um peso máximo, sendo cobrado uma taxa extra se passar de tal.

Os Correios também oferecem o serviço de Caixa Postal, forma para recebimento e hospedagem de Entregas, o serviço deve ser buscado com base no CEP, para saber qual agência disponibiliza a Caixa Postal. O serviço exige pagamento dependendo da medida que deseja.

Recomendações

  • As condições oferecidas pelo Mercado Livre são melhores que a construção de um site de Loja Virtual próprio, pois além do mesmo ser conhecido ele oferece a comodidade necessária para o início do empreendimento. Livrando da necessidade de se preocupar com a manutenção do site e se focar no que realmente importa, ás vendas.
  • Sempre buscar informações no Sebrae, como nas Cartilhas “Aspectos Legais do e-commerce” e “Manual de perguntas e respostas para E-Commerce – Tributação e Práticas”.
  • Cada Negocio é um Negocio! Então lembre-se cada empresa evolui ao seu tempo.

"As condições oferecidas pelo Mercado Livre são melhores que a construção de um site de Loja Virtual próprio"

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