Reputação Marketplace Do Mercado Livre

A reputação é uma Forma de Avaliação do Mercado Livre sobre seus vendedores, começando a partir da 10ª Venda na plataforma e sendo avaliados por Trimestre pela mesma. De modo a alertar os compradores sobre as características de seus vendedores, são considerados os seguintes fatores na Reputação:

  • Experiência do Vendedor 
    • As vendas devem ser superadas Mensalmente para não cair a Reputação
  • Envio do Produto
    • Enviar o Produto no Período de Segunda-Feira há Sexta-Feira, em até 24 Horas Corridas
  • Tratativa com os seus Consumidores
    • Tempo de Resposta 
    • Reclamações Abertas
    • Cancelamento da Venda, por parte do Vendedor
      • Arrependimento ou Cancelamento da Venda por parte do Comprador não afetam a sua reputação. Por isso sempre oriente seu consumidor a marcar uma dessas opções no motivo do Cancelamento
      • Devendo o índice de Cancelamento no Mercado Livre Não ultrapassar 5% do Total das Vendas. A cada 100 Vendas pode ser Cancelada somente 03 Vendas.
    • Evite que o Cliente abra uma Mediação com o Mercado Livre, caso ele o faça é o site que irá resolver com o consumidor.
Uma forma de impedir que os Compradores abram uma reclamação no Mercado Livre é enviar junto com o seu produto um Folder informativo, com seus dados de contato caso ele tenha algum problema. Para assim evitar que o mesmo entre em contato com o Mercado Livre. Outra solução será a adoção de rotinas de SAC, pelo menos duas vezes ao dia responder dúvidas e questionamentos dos compradores.

Quando receber uma Reclamação Indevida, pode contestar no Mercado Livre, recomenda-se que Uma vez por semana apresente as Informações para o Canal de Vendas para remover as mesmas. Para isso crie uma Planilha no Excel das Reclamações Indevidas, com os seguintes dados:

  • Nome do Cliente
  • Pedido
  • Reclamação
  • Contestação
E sempre que ocorrer uma Reclamação Indevida preencher a mesma e depois envie para o Atendimento do Mercado Livre todas as informações preenchidas, depois de analisadas as reclamações poderão ser canceladas.

Recomenda-se fazer em um Documento Excel uma planilha com os 04 últimos meses do Mercado Livre (sendo o quarto o mês atual), desse modo possibilitando a elaboração de uma previsão para o mês seguinte da sua reputação, dessa forma fazendo um planejamento estratégico para manter a reputação no Verde. Essa planilha deverá conter os dados referentes há:
  • Reclamação
  • Atraso
  • Cancelamento
  • Mediação

Ação Extra Judicial


Caso ocorra a necessidade pode ser enviado uma Ação Extra Judicial para os Compradores, Fornecedores e até Mercado Livre, somente se o mesmo praticar atos criminosos contra o Vendedor, mas não o envie caso esteja errado. Existe modelos na Internet, mas a Ação Extra Judicial Deve conter:
  • Dados e Logotipo da Empresa
  • Relato do Ocorrido
  • Explicar e Provar a sua Razão
  • Colocar os prejuízos que você está sofrendo pela a ação do culposo
  • Colocar um prazo de resposta, normalmente 10 Dias Corridos
  • Mandar com Carta Registrada e com Notificação de Recebimento, para prova de recebimento do mesmo.

"A reputação é uma Forma de Avaliação do Mercado Livre sobre seus vendedores, começando a partir da 10ª Venda"


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