Curva De Experiência ABC

A Curva De Experiência ABC, também conhecida como Análise De Pareto ou Regra 80/20, é um método de categorização de estoques, cujo objetivo é determinar quais são os produtos mais importantes de uma empresa. Produtos Da Curva A são os produtos de maior importância para sua organização, consiste em 20% do total de produtos que juntos correspondem a 80% do total das suas vendas.

Diagrama de Pareto é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de Pareto (80% das consequências advêm de 20% das causas), isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos. É uma das sete ferramentas da qualidade. Seu propósito não é o de identificar causas. Outras ferramentas, tais como gráficos de controle, gráficos de dispersão e experimentos planejados podem ajudar a identificar as causas.
"A Curva ABC é a "Chave para o Sucesso" de Qualquer Negócio!"


Como Fazer A Análise da Curva ABC

Recomenda-se baixar todo o relatório de venda, desde o início da operação, e de todos os Marketplaces, de modo a possuir uma análise mais detalhada dos produtos da empresa, definindo assim de uma Forma Geral, quais produtos são da Curva A, Curva B e Curva C. Depois dessa análise pode ser filtrado por Merketplace e por análise Mensal.

Para Fazer o Calculo da Curva ABC, você deve baixar os Relatórios de Vendas da sua Loja, de modo que fique evidenciado a Quantidade Total de Produtos Vendidos por Item e o Valor Total Ganho por esses Itens, assim como o Nome e o Código (SKU) desses Produtos. 
Calculo da Curva ABC, Recomenda-se o uso do Microsoft Excel, por ser mais fácil de visualizar os resultado:
  • Organizar os Dados em Ordem Decrescente (Do Maior para o Menor) da:
    • Quantidade Total de Produto Vendido do Período - Focado nas Vendas
      • Caso queira fazer uma análise de Curva ABC, mais focada no Controle de Estoque.
    • Valor Total Ganho por Produto Vendido do Período - Focado no Faturamento
      • Caso queira fazer uma análise de Curva ABC, mais focada no Lucro.
        • Essa análise é a mais recomendada.
  • Quantidade Total (Produto Vendido ou Ganho, o que você escolher) do Período Dividido Pelo Faturamento Total de Vendas do Período. O Resultado deve ser Convertido em %, sendo esse o Índice de Conversão do Produto. 
  • Com o Índice de Conversão do Produto e os Dados em Ordem Decrescente, irá ser somado a % até chegar nos valores:
    • Curva A -  80%
    • Curva B - 15%
    • Curva C - 05%
    • Totalizando 100% Dos Produtos
Desse Modo Todos os Produtos cuja a Soma da % do Índice de Conversão do Produto cheguem a 80% será sua Curva A (os primeiros 20% podem ser nomeados de Curva A+, devendo ter uma maior atenção que os demais da Curva A), 15% Curva B e 05% Curva C. Devendo Todo Final do Mês fazer um levantamento dos Itens Vendidos no Período, para analisar a Curva ABC.

Análise da Curva ABC

Com a Análise dos Dados obtidos pela Curva ABC, deve-se analisar os seguintes pontos importantes, buscando sempre encontrar um padrão no Histórico de Vendas do Produto e o por que dele variar tanto. Fazendo um acompanhamento mensal com foco nos itens abaixo:
  • Sazonalidade do Produto
    • Períodos de Aumento das Vendas
      • Por que as Vendas Aumentaram?
    • Período de Diminuição das Vendas
      • Por que as Vendas Diminuíram?
  • Perfil do Mercado
    •  Comparação de Preço Praticado com os Preços dos Concorrentes
      • Analisar sua Margem de Lucro
    • Onde o ADS deve ser investido
      • Marketplace
        • Contas do Marketplace
      • Região
      • Período
      • Produto
  • Perfil do Consumidor
    • Período que os produtos de maior valor agregado são mais procurados
      • Produtos com Maior valor agregado saem no Inicio do mês
      • Produtos com Menor valor agregado saem no Final do mês
  • Qualidade do Produto
    • Título
      • Utilizar "Títulos Cauda Longa" no Cadastro de Produtos e de Kits que sejam da Curva A.
        • Focando na Criação de Kits que Contenham seus Produtos Curva A como foco do anúncio.
      • Variações de Títulos que mais Venderam
    • Descrição
    • Foto
      • Investir em Fotos de Capa Diferentes por Marketplace
    • Ficha Técnica
  • Cancelamentos
    • Quantas Vendas de Produtos da Curva A foram cancelados
      • Por que Foram Cancelados
        • Corrigir os problemas encontrados
      • Evitar sempre esses Cancelamentos!
Com as informações obtidas através dessas análises poderá ser feito um processo de previsão de Demanda dos produtos, de modo a saber a estimativa de venda dos produtos para o mês seguinte. Sendo esse processo uma análise não exata (tentativa e erro), mas uma base para tomada de decisões rápidas. Devendo sempre ser acompanhado as vendas e se elas foram concretizadas (fazer uma planilha de Vendas Esperadas para o Período X Vendas Reais do Período), se não atingir as expectativas, procurar o por que, e seguir sempre o planejamento feito.
Para saber quanto é a estimativa de venda para o período, deve-se:
  • Pegar o Histórico de Vendas do Período a ser Analisado.
  • Quantidade Total De Produtos Vendidos ou Faturamento Mensal
    • Pode Também ser por Itens Individuais
  • Dividido pela Quantidade De Meses que quer fazer a Estimativa
    • Se for somente a análise de um único mês, não precisa fazer essa conta.
Com essa informação pode-se fazer um relatório de previsão de demanda, sabendo assim em quais itens deve investir em seu estoque. Definindo Metas a serem atingidas e estratégias de como alcança-las, devendo ser feito acompanhamento semanal e procurar soluções para possíveis problemas de percurso, ficando em estado de Alerta os itens que não venderam o esperado. Sendo que no Primeiro Dia útil do mês subsequente deverá ser feito uma análise da Curva ABC do mês anterior, para saber como foi o seu desempenho.


  Fatores a serem considerados Sobre a Curva ABC

  • A Curva A não é Hierárquico. São somente os itens mais Vendidos ou de Maior Faturamento, não necessariamente os que possuem maior Valor Agregado.
    • Deve-se sempre dar uma "Atenção Especial" nos Anúncios da Curva A com Alto Valor Agregado, esse sempre influencia na Curva A.
    • A Curva C são os que vendem pouco, mas deve-se aprestar atenção nos itens com alto valor e transforma-los em Curva A ou Curva B.
  • Descobrir o que "Vendeu Melhor" e o Porque "Vendeu Melhor", assim como os Valor Ganho com a Venda.
    • Quantidade Vendida do Item Por Valor Ganho do Item.
      • A Curva ABC é feita pela Quantidade Vendida, mas o interessante é analisar o Valor Ganho por item e focar nos Produtos que dão Altos Ganhos.
  • Deve-se sempre analisar os Números, de forma a entender como melhorar os seus anúncios e quando é a hora de investir no produto:
    • Publicidade
    • Reserva de Estoque
    • Preço a ser Praticado
      • Promoção
    • Revisão de Anúncio
  • Deixe sua Planilha sempre Visualmente atraente, evidenciando as informações importantes.
      • Recomenda-se o uso da formula PROCV
    • Código do Produto
    • Quantidade Vendida
    • Ganho por Quantidade Vendida
    • Índice de Conversão do Produto em %
    • Curva ABC
    • Faturamento Total do Período Analisado

Curva ABC Pelo ERP Bling

  • Bling
    • Vendas
      • Relatório de Vendas
      • Filtrar os Pedidos de Vendas por Produtos, de modo a saber quais são os itens.
      • Filtrar os Pedidos de Vendas por Marketplace, de modo a saber quais são seus produtos da Curva ABC em cada Loja.
        • Ao baixar a Planilha, no Excel, colocar um Filtro e na coluna da quantidade Vendida colocar do Menor para o Maior, dessa forma você terá uma relação de itens, sabendo quanto de cada produto foi vendido.

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