B2W Digital é uma empresa de comércio eletrônico criada no final de 2006 pela fusão entre:
- Submarino
- Publico Masculino
- Preço Normal
- Produtos Geek/Tecnologia
- Preço alto
- Shoptime
- Publico Feminino
- Produtos Exclusivos
- Americanas.com
- Publico Feminino
- Entre 34 e 54 anos
- Preços Baixos.
Possibilitando os consumidores poderem escolher entre diversos produtos, de diversos Lojistas. É cobrado uma comissão por venda, devendo focar suas ações no momento "Zero da Venda", fazendo ações diferenciais que estimulem a compra. Como a Propaganda Estratégica, focado nos meios digitais. A internet deve ser usada como uma forma de Divulgação da Loja no Marketplace, lembrando que existe consumidores que não usam a internet. O público se tornou mais informado.
Estímulo atual + Resenha na Internet = Influenciar a Compra
Nós último 02 meses 86% dos clientes realizaram compras, sendo que 62% foram de forma Mobile, sendo essa uma forma de tendência. O principal segmento que cresceu foi Moda e Acessórios. Dados importantes:
- Marketplace Cresceu 13% em 2019
- Economia Cresceu 12% em 2019
- 64% Consumidores conhecem a loja que compram
- Na B2W
- 61% - Vem do Marketplace
- R$29,5 Mi de SKU
- R$46 MI de Parceiros
- R$60 Mi Visitas Médias
A Marca agrega confiança para os consumidores (Custo X Benefício), quanto mais forte a marca mais atraído e confiante será o cliente, por conta disso deve ser analisado os padrões de consumo, devendo estar tudo em um só lugar de modo a possibilitar o crescimento da receita. Na Marca deve ser considerado:
- Ele precisa de confiança – 41%
- Entrega o que ele comprou/Qualidade
- Avaliação da Loja – 36%
- Evitar Divulgação ruim
- Facilidade de Compra – 28%
- Ótimo Atendimento – 28%
- As mensagens devem ser monitoradas
- Excelência no atendimento
- Sentir Qualidade
- Sentir Compromisso
- Popularidade da Loja – 25 %
- Deve saber onde está o seu público
- Quem é o Cliente
- O que ele Procura
- O Produto atende suas necessidades
- Tudo que lê – 22%
Cadastro de Produtos
Quando cadastrar o produto pode segmentar o produto de formas diferentes nos PC e no Mobile, podendo apresentar preços diferentes por loja (Submarinio, Americanas e shoptime), e por PC e Mobile, devendo monitorar o RP para altura. Podem ser Cadastrado via massivo por planilha, é recomendada as alterações somente no Skyhub. O único que altera o produto é o lojista caso necessário pode ser aberto um chamado, com Prints, ás vezes CTRL C e CTRL V podem ser úteis.
O Cadastro de produto deve possuir:
- Título
- SKU
- Somente Número e Letras
- Código B2W – Código do anúncio do item
- Estrutura Mercadológica
- Categoria
- Subcategoria
- Descrição
- Máximo 04 Mil Caracteres
- Foto
- Mínimo 350x350 pixels
- Dimensões
- Influencia Diretamente na Relevância do anúncio
- Altura
- Largura
- Comprimento
- Peso
- Variação
- Atributos Diferenciados
- Cor
- Forma
- EAN – Código de Barra do Produto (13 Dígitos)
- Sua obrigatoriedade depende da Categoria
- Kits não precisam
- Pode ser Solicitado a Isenção em alguns produtos
- Não pode ser o mesmo para dois ou mais produtos distintos
O preço deve ser elaborado pensando no quanto o consumidor está disposto a pagar, devendo ser considerados:
- Custos
- Custo Mensal
- Custo Unitário
- Custo Fixo
- Custo Variável
- Preço de Mercado
- Análise Financeira
- Análise de Mercado
- Cash Back
- 5% sobre a venda
- Negociar com o consumidor para não aumentar o valor
Pode-se usar Campanha (Adesão - Criada pela B2W ) e Promoção (Criado pelo Parceiro) para dar Destaque para um Produto, podendo ser segmentado por região e plataforma.
Parceiro B2W – Venda (Campanhas no final da tela) – Promoção
Nome da Campanha / Início e TERMINO – Máximo até 10% Mínimo 01%
Usufruir de todas as campanhas e formas de venda que a B2W oferece, como
- AMA / Cash Back
- Essencial
- Custo X Beneficio X Promoções
- Deve ser usado como ação de Marketing, principalmente em produtos que queira se livrar do estoque.
- Margem de Lucro Menor
- Match
- Passível de Erro
- Perde a exclusividade
- O que faz perder a relevância é a exclusividade
- Campanhas
- Deve aderir as Campanhas B2W
- Criar Campanhas Exclusivas
- Usar ADS
- Investimento pesado
- Todo o produto com investimento pode ser mais visível
- Elaborar Estratégias de Marketing
- Vídeos ajudam a divulgar
- Fullfilment
- Taxa de R$4,95 por pedido Faturado, precisa, além do Direct, de 100 produtos por mês é de giro muito rápido
- Quando ocorre devolução, o cliente deve recolher no depósitos – custo do cliente
- Crédito Saller
- Itens Leve até 30Kg
- Prime- R$7,90 – Frete Grátis para o Cliente
- A B2W escolhe o Prime
- Performance em Dias
Para aumentar o número de vendas recomenda-se a criação de kit, estando evidenciado isso nos títulos do mesmo. Itens exclusivos necessitam de Marketing Maior, sendo que Cross Docking sobe demanda, dependendo da categoria do produto. Foco para correr atrás do resultado.
Quando uma compra é realizada por alguma loja parceira na B2W e realizado as seguintes etapas:
- Pedido Incluído
- Pedido Aprovado
- Pedido Baixado
- Pedido Expedido
- Pedido Faturado
- Pedido Entregue
Pode cadastrar mais de um CNPJ na Mesma Conta.
Mensagens
- O único que pode iniciar uma conversa no site da B2W é o Lojista.
- O SAC fica em uma aba especial.
- Chat Atendimento
Anexar Arquivo | Aba Anexos | Mediação
Cancelamento
- Ir para Vendas/Pedidos
- Entrar no Pedido que irá ser Cancelado. No pedido ir para a opção troca e reembolso e confirmar
- Escolher a opção que melhor atende a solicitação
- No final será gerado um código, registrar o mesmo para consulta posterior.
Direitos do consumidor podem ser tratados por ações externas.
As compras podem ser canceladas em até 07 dias sem justificativa, por parte do consumidor. Se algum consumidor devolver um produto diferente do anunciado ou em más condições/avarias, o mesmo deve ser recusado.
Emissão da Etiqueta
A etiqueta é emitido somente após a geração da Nota Fiscal, para isso deve-se:- Acessar a Plataforma da B2W
- Em Vendas
- Minha Etiqueta – Na etiqueta clicar no + ao lado da etiqueta
- Baixar PDF
- Solicitação de Coleta - Sempre Solicitar
- Após a emissão da Etiqueta
- Solicitar Coleta +
- Sim
- Coletar
A coleta vem sempre no Dia seguinte
Quando as medidas não são do padrão dos correios a etiqueta da B2W não é gerada
Entrega B2W
O Envio dos Produtos da B2W é feito pelo Direct, o produto é enviado no dia seguinte após o faturamento do mesmo, pela Loja Virtual. É a própria B2W que faz toda a logística de Envio, sendo ela que arca com 100% dos custos de envio, pois a tabela de frete da B2W é compartilhada com todos os Lojistas do Marketplace. O frete é um dos fatores que devem ser usados com estratégia, pois pode ser aplicado uma Tabela de frete Própria, mas se for usada deverá ser pago uma comissão para a B2W.
Composição do Frete B2W
- Prazo de Entrega
Prazo de Postagem + Prazo dos Correios = Prazo Final de Entrega em Dias úteis.
- Preço
Altura X Largura X Comprimento + Peso + Região
- Peso
- Máximo 30Kg
- Tamanho
- Máximo 200cm
- Prazo de Expedição
- A Logística Reversa é Custo para a B2W
- A Logística de Envio da B2W é Diferente da Logística de Envio dos Correios
- Possuir Tabela de Frete de Contingência
- Tudo deve ser preenchido
- Não utilizar ponto ou vírgula
- Arquivo XLSX – 10mb
- Não serão analisados as entregas atrasadas
- B2W Entrega é diferente do DIRECT
- Nela o produto deve ser levado para o correio
- O correio verifica o pacote
- Rastreio Automático
- Serviço pago
- Frete Competitivo
O consumidor pode sempre fazer duas ações, sendo que ambas geram instancias a serem tratadas:
- Falar sobre a Entrega
- Cancelar uma Entrega
Skyhub
Integradora (HUB) oficial da B2W, sendo a única forma de cadastrar produtos nesse Marketplace. Para Conectar ou Desconectar produtos, deve:
- Faça o Login na plataforma Skyhub, acesse produtos > Gerenciar Produtos no Menu lateral
- Nessa Tela Localize o produto desejado usando os filtros disponíveis.
- Selecione o produto desejado.
- Selecione o marketplace que deseja e as ações (conectar ou desconectar)
- Quando for solicitada uma Conexão de Produto, você será encaminhado para a tela “Ação de Produtos (Resultado)”.
Buy Box
São as principais ofertas vendidas pelo lojista, devendo ser passíveis de Match (vinculação de produtos iguais que possuam o mesmo código EAN, sem ele deve ser aberto um chamado). Cada parceiro B2W influencia no Buy Box de alguma forma. A vantagem de fazer parte dessa modalidade de venda é a competitividade, o estimulo a venda, tornando-se a oferta do site, pois quanto mais o cliente ficar procurando, menor é a compra. Pontos fundamentais de destaque do Buy Box:
- Preço
- Menor preço da Oferta, não necessariamente o menor preço do produto
- Menor Frete
- Peso/Comprimento do Produto X Distância
- Confiança
- Qualidade
- É Quantitativo
- Avaliação do Produto
- Avaliação do Lojista
- Reclamação
- Entrega
- Expedição
- Maior Estoque
- Logística de Entrega
O único que pode editar um anúncio Buy Box é o criador original do anúncio, sendo que aparecem todas as informações cadastradas pelo mesmo. Devendo qualquer irregularidade ser comunicada com a equipe B2W, também pode ser comunicado a troca da imagem do produto ou se alguma informação está errada. Se o criador do anúncio do Buy Box sair, o mesmo ainda contínua.
O Buy Box existe em todos os estados, mas o anúncio principal vária de região, não podendo filtrar CEP para a venda da B2W. A Buy Box Regional vária da região onde o consumidor está, aparecendo de outras quando da mesma estiver ruim. Variando sempre de site para site.
O Buy Box é uma questão de estratégia e se posicionar melhor que o seu concorrente, pois vale tudo. Por isso análise a oferta do Dia do seu Concorrente:
- Acompanhamento do Linha do produto / Ticket Médio
- Produtos que sejam o Carro chefe da Empresa, Curva A
- Títulos Claros e Precisos
- Estoque do concorrente – Acompanhamento
- Foco na Informação do Item – Posicionamento
- Expedição ágil
Qualquer dúvida sobre as Funcionalidades da B2W deve procurar a FAQ, ela tem as principais respostas.
“Você pode segmentar seu anúncio para o público que quer atingir, do que em pessoas que não tenham interesse. ”
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