Basilisco

O Basilisco (Pequeno Rei ou Rei Das Serpentes) é uma serpente que pode varia de trinta centímetros até seis metrôs de altura, de coloração verde escura com grandes olhos amarelos e uma crista em forma de coroa dourada, nos machos crescem uma única pluma escarlate ou negra na cabeça. Suas escamas são blindadas, como a de um Dragão, fazendo troca de pele, como qualquer outra cobra, quando cresce. 

Sua imagem foi confundida com a do Cocatrice, um réptil, com asas, pernas e crista de galo e uma cauda de cobra. Ambas possuindo a habilidade de transformar em pedra aquele que fixa o seu olhar ao dele ou através de sua respiração. O Basilisco nasce de um ovo de serpente chocado sob uma galinha, enquanto o Cocatrice é chocado por um ovo de galinha incubado por uma serpente ou anfíbio, tornando as duas criaturas da mesma família, e seu nascimento poderia ser evitado lançando o ovo sobre a casa da família que o tem, caindo do outro lado da casa, sem deixar que o ovo a toque. Somente a Doninha imune ao Olhar e a Respiração Mortal da Cocatrice e do Basilisco, sendo que se ambos os seres místicos ouvissem um Galo cantar, elas morreriam instantaneamente. Outra maneira de mata-las é faze-las olharem para o espelho.

O veneno do Basilisco é uma substância extremamente venenosa e duradoura (por anos), podendo matar em  poucos minutos, deixando a pessoa sonolenta e embaçada antes de morrer. Ele também pode queimar qualquer coisa que dele se aproximasse. Qualquer réptil ou aracnídeo que ouvisse o sibilo do Basilisco logo se afugentava por temer sua ação devastadora.

Acreditava-se que os vistosos Grifos eram seus inimigos mortais, assim como as Doninhas, e que os vigorosos Dragões eram seus aliados, assim como as Cocatrice . 

"Basilisco retratado no RPG Dungeons & Dragons



Comentários