Kobayashi Maru (Star Trek)

É o nome dado a uma simulação, cujo o objetivo é resgatar a nave civil Kobayashi Maru, o termo pode ser usado, ocasionalmente, para descrever um cenário sem vitória, um teste de caráter ou uma solução que envolve redefinir o problema e gerenciar um cenário intransponível graciosamente.

A simulação ocorre em uma réplica de uma ponte de Nave Estelar, com os candidatos colocados em posições chaves. O Cadete recebe um sinal de socorro da nave civil Kobayashi Maru, informando que o mesmo atingiu uma mina em uma Zona Neutra Klingon (Qualquer nave da Frota Estelar entrando na zona causaria um incidente de fronteira interestelar) e está perdendo, rapidamente, a Integridade do Casco, a Força e o Suporte  a Vida. Contudo, as leituras do sensor são indeterminadas e não há como verificar o sinal de socorro, não há outras embarcações por perto. O cadete deve tomar uma decisão rapidamente:
  • Resgatar a Tripulação do Kobayashi Maru, o que envolve a violação da Zona Neutra e, assim, provocar os Klingons a uma ação hostil ou possivelmente a uma guerra total
    • Se Decidir Resgatar: a simulação é projetada para garantir que o navio do cadete entre em uma situação em que ele não terá absolutamente nenhuma chance de ganhar escapar, negociar ou mesmo sobreviver.
  • Abandonar Kobayashi Maru, evitando a guerra com os Klingons, mas deixando a tripulação e os passageiros para uma possível morte.
    • Se Decidir Abandonar: a simulação é projetada para uma situação de culpa dos tripulantes, resultando em motim, violações da política da Frota Estelar e até uma invasão Klingon no território da Federação em resposta à "provocação" do Kobayashi Maru.
O objetivo do teste não é para o cadete vencer ou vencer o oponente, mas sim forçar o cadete a uma situação sem vitória e simplesmente observar como ele reage.

" Termo pode ser usado, ocasionalmente, para descrever um cenário sem vitória, um teste de caráter ou uma solução que envolve redefinir o problema e gerenciar um cenário intransponível graciosamente."


Comentários