Marketplace Do Mercado Livre - Publicidade

"O Mercado Livre possibilita a criação de diversas campanhas, sendo uma forma essencial para explorar o Mercado, de modo a atender diversos públicos"

O Mercado Livre possibilita a criação de diversas campanhas, sendo uma forma essencial para explorar o Mercado, de modo a atender diversos públicos, seu uso fundamental para atrair visitas. Ao criar a campanha ele possibilita escolher um orçamento diário para a campanha, o valor mínimo é definido pelo próprio Mercado Livre, com base no Faturamento da sua conta, quanto maior for o faturamento da conta, maior será o valor mínimo da campanha. Apesar disso recomenda-se que o orçamento da campanha seja 3% do Faturamento da Conta no mês anterior, dividido entre as campanhas, devendo equilibrar os produtos com o valor investido, pois quanto mais caro for o investimento em campanha, mais ele será investido. Pode-se segmentar campanhas por:
  • Região
    • Cidade
    • Estado
  • Público Alvo
    • Gênero
    • Idade
    • Nicho de Mercado
    • Por Data
      • Black Friday
      • Natal
      • Volta as Aulas
      • Lançamento do Filme da Temporada
    • Acabar o Estoque
  • Forma de Envio
    • Full
    • Flex
  • Ticket
    • Alto
      • Consome mais Verba da Campanha
      • Menor lucro com ADS
    • Médio
    • Baixo
      • Possui mais visitas
  • Validação
    • Teste de Venda
    • Teste de Qualidade

 
Recomenda-se que as campanhas sejam criados em produtos que vendam mais ou que possuam maior relevância no Mercado Livre, podendo ser criado em produtos testes, devendo os mesmos possuírem o cadastro completo. Investindo agressivamente em dias que venda mais e diminuindo em dias que venda menos. O ideal é que cada campanha possua algo entre 20 e 35 anúncios, não podendo ser mais que isso, para não consumir muito investimento e que o mesmo seja sempre superior ao mínimo. O Controle da Publicidade se dá por análises diárias e semanais, quanto mais a campanha ficar ativa, mais o algoritmo calibra o mesmo para o publico alvo.
  • Diariamente
    • Monitorar se os anúncios não estão consumindo muito investimento
  • Cada 03 Dias
    • Pausar e Reativar anúncios para reposicionar eles
    • Pequenas Mudanças
  • Cada 07 Dias
    • Pausar e Reativar anúncios para otimizar as campanhas
    • Grandes Mudanças
  • Cada 30 Dias ou mais
    • Pausar e Reativar anúncio que melhor performaram, mas começaram a perder relevância
Quando os anúncios começarem a consumir muito investimento e não trazer uma receita proporcional, os mesmos deveram ter a publicidade pausada. A média é a cada cem Visitas uma Venda. Devem ser analisados os seguintes fatores sobre a publicidade do Mercado Livre:
  • Impressões
    • Vezes que a publicidade apareceu
  • Clique
    • Vezes que as pessoas clicaram no anúncio patrocinado
    • Deve Gerar Vendas
  • Custo por Cliques
    • Valor gerado por clicar no anúncio patrocinado
  • Venda
    • Venda pela publicidade
    • Venda Assistida, acontecem quando compra em anúncios do mesmo vendedor, atraídos pela publicidade
      • Pode ser vantajoso deixar anúncios ativos, que só trazem venda indiretas, pois a publicidade de certa forma está funcionando.
  • Investimento
    • Valor da campanha investido na publicidade desse anúncio
  • Receita
    • Valor Ganho com a Venda
  • Investimento Por Receita
    • A proporção investida no anúncio, pela receita gerada pela venda
 

 Análises Importantes sobre Clique / Impressão X Venda
  • Muita Impressão e Pouca Venda
    • Rever o anúncio pro completo
      • Foto
      • Descrição
      • Título
        • Palavras Chaves é Genéricos, para poder ser reaproveitado em anúncios que acabaram o estoque. Trocando assim o produto, mas mantendo a relevância do mesmo.
      • Preço
        • Em alguns casos o problema pose ser o preço
        • Deixar os centavos quebrados, de forma a fazer pequenos ajustes e aumentar um pouco a relevância do anúncio
  • Muito Clique e Pouca Venda
    • Aumentar o Orçamento da campanha
  • Impressão igual a clique e sem venda
    • Rever completamente o anúncio
      • Procurar e Agir na causa do problema
O Objetivo dos ADS é trazer relevância para os seus anúncios, podendo ser feito uma análise de Mercado antes (para saber quais são as palavras mais buscadas), possibilitando assim a migração para a venda orgânica (aquelas que não necessitam de publicidade, por causa da sua alta procura) de modo a aquecer os anúncios para colocar o mesmo no Mercado Livre Fulfillment, colocando em análise os resultados das buscas. Devendo ser evitado a publicidade de anúncios que poderão abaixar sua curva de vendas ou trazer prejuízos para a conta. Para saber se sua campanha está funcionando, depois de sete dias procure seus anúncios na aba patrocinados no Mercado Livre, mas lembre-se o site da preferencia a relevância dos anúncios, sempre.

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