Mercado Livre - Garantia e Devolução

Processo de Devolução do Mercado Livre

  1. Logado na sua conta do Mercado Livre, entre na Guia COMPRAS e procure pelo produto que comprou que queira devolver, após sua localização clique no Botão DEVOLVER GRÁTIS 
  2. Em "O que aconteceu com sua compra?", defina o motivo da devolução. Como: "É o que eu comprei, porém não serviu" E em seguida: "Me arrependi da compra" 
  3. Em "O que você quer fazer com o produto?" marque o botão DEVOLVER 
  4. O site informará as condições necessárias para a devolução do produto. Caso esteja tudo de acordo, pressione o botão OK, ENTENDI 
  5. Será informado como será feita a devolução do valor pago no produto. 
  6. Clique em "CONFIRMAR DEVOLUÇÃO" para receber o código de devolução e finalizar a ação. 
  7. Com o CÓDIGO DE DEVOLUÇÃO e o PACOTE DEVIDAMENTE EMBALADO é só comparecer em uma agência dos Correios.
  •  Importante o processo de devolução é GRATUÍTO, não importando o motivo! 
  • O reembolso é em até 03 Dias úteis depois do recebimento do produto. 
    • O dinheiro é reembolsado no mesmo meio de pagamento usado para comprar. 
    • Em alguns casos, pode ser reembolsado no Mercado Pago se você pagou com cartão de crédito à vista ou débito sem usar o carrinho de compras. 
      "Os processos de Garantia, Devolução e Reembolso devem ficar Organizados"
 

Os processos de Garantia, Devolução e Reembolso devem ficar Organizados, por Tabela, mapeando as seguintes informações, de forma a documentar os mesmos e identificar problemas:
  • Datas
    • Solicitação
    • Chegada do produto
  • Pedido
    • Nome Comprador
    • Número do Pedido
    • Nota Fiscal
  • Valor
    • Do Produto
    • Do Reembolso
    • Do Frete - Fazer Cotação
      • Mercado Livre
      • Transportadora
  • Devolução/Garantia/Reembolso
    • Número da Solicitação
    • Valor Estornado
    • Motivo
    • Case
      • Número
      • Resolução
Quando o produto chegar, depois de embalado deve ser tirado a foto do mesmo, se o recebido não condizer com o enviado. Se for o caso deve levar o produto pra verificação da garantia. Se o motivo da reclamação não condizer com a devolução, deve-se orientar o cliente a trocar o motivo e abrir um chamado para remover o impacto da reclamação, pois o índice deve ser menor que 2%. Somente depois que chegar o produto e se não tiver nenhuma pendencia, é que o dinheiro poderá ser devolvido.

O Mais importante é sempre pedir o máximo possível de informações e fotos para os clientes na hora que eles solicitarem a devolução, fazendo um questionário sobre a garantia do mesmo, para verificar o problema. E se for possível tentar fazer uma venda, seja do produto certo (caso ele tenha comprado errado) ou uma peça que possa completar o seu produto ou corrigir seu problema.


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