Processo de Devolução do Mercado Livre
- Logado na sua conta do Mercado Livre, entre na Guia COMPRAS e procure pelo produto que comprou que queira devolver, após sua localização clique no Botão DEVOLVER GRÁTIS
- Em "O que aconteceu com sua compra?", defina o motivo da devolução. Como: "É o que eu comprei, porém não serviu" E em seguida: "Me arrependi da compra"
- Em "O que você quer fazer com o produto?" marque o botão DEVOLVER
- O site informará as condições necessárias para a devolução do produto. Caso esteja tudo de acordo, pressione o botão OK, ENTENDI
- Será informado como será feita a devolução do valor pago no produto.
- Clique em "CONFIRMAR DEVOLUÇÃO" para receber o código de devolução e finalizar a ação.
- Com o CÓDIGO DE DEVOLUÇÃO e o PACOTE DEVIDAMENTE EMBALADO é só comparecer em uma agência dos Correios.
- Importante o processo de devolução é GRATUÍTO, não importando o motivo!
- O reembolso é em até 03 Dias úteis depois do recebimento do produto.
Os processos de Garantia, Devolução e Reembolso devem ficar Organizados, por Tabela, mapeando as seguintes informações, de forma a documentar os mesmos e identificar problemas:
- Datas
- Solicitação
- Chegada do produto
- Pedido
- Nome Comprador
- Número do Pedido
- Nota Fiscal
- Valor
- Do Produto
- Do Reembolso
- Do Frete - Fazer Cotação
- Mercado Livre
- Transportadora
- Devolução/Garantia/Reembolso
- Número da Solicitação
- Valor Estornado
- Motivo
- Case
- Número
- Resolução
Quando o produto chegar, depois de embalado deve ser tirado a foto do mesmo, se o recebido não condizer com o enviado. Se for o caso deve levar o produto pra verificação da garantia. Se o motivo da reclamação não condizer com a devolução, deve-se orientar o cliente a trocar o motivo e abrir um chamado para remover o impacto da reclamação, pois o índice deve ser menor que 2%. Somente depois que chegar o produto e se não tiver nenhuma pendencia, é que o dinheiro poderá ser devolvido.
O Mais importante é sempre pedir o máximo possível de informações e fotos para os clientes na hora que eles solicitarem a devolução, fazendo um questionário sobre a garantia do mesmo, para verificar o problema. E se for possível tentar fazer uma venda, seja do produto certo (caso ele tenha comprado errado) ou uma peça que possa completar o seu produto ou corrigir seu problema.
Comentários
Postar um comentário