Base Para Cadastro De Produtos

O Cadastro deve possuir Foto, Título e Descrição, mostrando de forma clara e precisa o que é o Produto. Lembre-se a maioria das vendas ocorre por impulso, por isso deve-se ter o cadastro preenchido corretamente e sempre manter o mesmo atualizado. O Cadastro do Produto deve servir em 80% dos Canais em que você atua, os outros 20% são as particularidades de Cadastro de cada Marketplace, que devem ser feitas manualmente na plataforma da mesma. Sendo que qualquer problema deve ser resolvido com o chat da plataforma. Mas, o mais importante é seguir as regras do Marketplace, pois regra é regra.

"O Cadastro do Produto deve servir em 80% dos Canais em que você atua, os outros 20% são as particularidades de Cadastro de cada Marketplace"

 
 Quando se cria um cadastro, deve-se focar no preenchimento correto dos seguintes campos:
  • Título do Produto
  • Categoria do Produto
    • Deve condizer com o produto, usado para:
      • Busca do Produto nos Marketplaces
      • Fator de Calculo do Frete
    • É influenciada pelo Título 
      • Devendo evitar a Categoria Outros, por dificultar nas buscas
  • Código do Produto/SKU
    • Pode ser o Código Interno
      • Melhor se possuir Loja Física
    • Pode ser o Código do Fornecedor
      • Facilita na hora de pedir estoque no Fornecedor
  • Descrição
  • Preço
  • Estoque
    • Quantidade de Itens do Produto (Estoque Inicial - Quantidade Vendida (Mensal))
    • Ter Identificado o Fornecedor e o preço de Custo do Item
    • O Ideal é fazer uma análise da Curva ABC, para saber quais produto deve ter em estoque e a quantidade do mesmo
    • Elaborar tabela de Controle do Estoque, para saber quanto vende de Produto por Dia/Mês
      • Media Diária (Venda do Dia) = Total de Vendas do mês / Dias do mês
  • Arquivos de Mídia
    • Foto
    • Vídeos
  • Tipo de Produto
    • Produto Simples
      • Produto Base
    • Produto com Variação
      • Produto Iguais, Mas Com Tamanhos Diferentes
      • Produto Iguais, Mas Com Cores Diferentes
    • Produto Composto
      • Kits de Produtos que apresentam alguma relação entre si
      • Kits de Produtos que Contenham Variação
  • Medidas
      • Deve ser informado a medida e peso do produto, individual e embalado
    • Altura
    • Largura
    • Comprimento/Profundidade
    • Peso
  • Ficha Técnica
    • Informações Fiscais
    • EAN
    • Número Original - Código Original
    • Marca / Fornecedor
    • Modelo
    • Condição
      • Novo
      • Usado
    • Garantia
  • Extras
Quando houver muita visita em um anúncio e pouca venda, o produto deve sofrer revisão. Devendo analisar todos os aspectos de cadastro do mesmo. Pode ocorrer ser necessário investir em publicidade ou em novos produtos, para isso deve-se acompanhar a concorrência e copiar as ideias que deram certo, mas nada ilegal ou que violem as regras dos Marketplaces. Outras soluções seriam investir no pós venda e em analisar preço de venda e do frete.

Relevância

  • Rever periodicamente anúncios antigos, uma vez por semana
    • Reedita-los pode aumentar a relevância nos Marketplaces
  • Acumular vendas em um mesmo anúncio
    • Ao responder uma pergunta do Cliente, envie sempre o link de um mesmo anúncio, que condiz com que o consumidor queira, dessa forma aumentará a relevância do mesmo
    • Recomenda-se para isso criar um Título Genérico, que abrange todas as características do produto, de modo a ser a variação principal do mesmo
  • Usar Publicidade em produtos chaves, que tenham maiores vendas

 

 Recomendações

  • O uso de HUB ou ERP para criar e monitorar o cadastro dos produtos com mais facilidade, devendo definir ambos conforme a necessidade da empresa, focando em conectividade fácil e nas tarefas que cada uma irá realizar.
  • Transformar os anúncios que deram certo em modelo, para os demais. Dessa forma terá um padrão de cadastro de sucesso que poderá ser repassado para os demais produtos. Editando eles conforme as suas necessidades futuras.
  • Buscar o Omnichannel, estar em todos os canais e ter todos conectados. Por meio de um ERP e de um HUB.
  • Quando possui loja física, o ideal é cadastrar os Produtos da Curva A, dez anúncios por vez
    • Formando kits com os anúncios que são mais baratos
  • Organizar os anúncios para facilitar a criação de novos e a edição dos antigos, por meios de planilhas e pastas de trabalho

    • Google Planilhas
    • Deve ser organizado por
      • Categoria
        • Marca

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